Área de Mata Atlântica na parte alta da capital vira depósito de entulhos



06/05/2015 12h15

Uma área de Mata Atlântica, localizada no bairro de Antares, parte alta da capital alagoana, está virando depósito de lixo. É o que reclamam moradores de um condomínio que fica ao lado dessa reserva. O condomínio emitiu um ofício destinado ao comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), informando que a área estava sendo desmatada e o espaço, utilizado como depósito de lixo a céu aberto. De acordo com o ofício, diversas vezes, porteiros e moradores reclamaram com os cidadãos quecometiam a infração, mas chegaram a ser ameaçados.


Segundo o síndico do condomínio, José Antunes de Oliveira Neto, a poluição no local causa mau cheiro e traz mosquitos. “Fico inconformado com a total falta de urbanidade e respeito à legislação vigente, uma vez que é inconcebível a invasão de uma área de proteção permanente para qualquer tipo de finalidade, principalmente jogar lixo ou abrir estradas”.


O BPA informou que a área não é uma unidade de conservação ambiental, mas como a vegetação é de Mata Atlântica, o local é protegido por lei. Os policiais foram até o local e confirmaram que a vegetação foi suprimida e que a região estava sendo usada como depósito de lixo. Lá, eles encontraram manilhas de esgoto. Ninguém foi preso.

Um boletim de ocorrência foi feito pelos policias do BPA e será enviado para o núcleo ambiental do Ministério Público e também para a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Para mais informações clique aqui.