Associações e Cooperativas

Associação dos Catadores de Delmiro - ASCADEL

A Associação dos Catadores de Delmiro (ASCADEL) é uma associação de catadores de materiais recicláveis. Atuando há seis anos, a ASCADEL é composta por 34 associados que recolhem 12 toneladas de materiais recicláveis mensalmente.

Presidente: Maria José Pereira

Endereço: Rua Projetada, s/n, Bom Sossego

Contato

Telefone: (82) 99981-3327

Associação dos Catadores de Arapiraca - ASCARA

A Associação dos Catadores de Arapiraca (ASCARA) teve suas atividades iniciadas com o cadastro dos catadores em 2010 pelo projeto de extensão Pontos Verdes, que contou com o apoio do Programa Universidade Solidária (Unisol). Além da formação da ASCARA, ocorreu também a estruturação de um galpão equipado com balança e prensa hidráulica para o enfardamento de materiais recicláveis.

Atualmente, a ASCARA é constituída por nove catadores que trabalham efetivamente e possui uma capacidade para vinte e cinco catadores. Os catadores associados recolhem materiais como o papel, papelão, plásticos em geral, garrafas de vidros, ferro, placas de computadores, entre outros.

A coleta atende alguns bairros de Arapiraca, especialmente o centro do município, contando com a parceria de dezoito lojas as quais assinam um termo de compromisso para efetiva participam no projeto.

Presidente: Ednelson Felismino Silva

Secretária: Maria do Socorro

Contato

Telefone:  (82) 99990-4779 / 99937-4629

Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José - ASCAMARE

A associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José (ASCAMARE) está localizada no município de Coruripe, sendo constituída por 15 catadores que recolhem, em média, 10 toneladas de resíduos por mês.

Presidente: José Barrerito dos Santos

Endereço: Rua Euclides Baeta, 282, Centro

Contato

Telefone: (82) 98839-6767 / 99372-5236 / 3273-1589

Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis - ACAMARE

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMARE) está localizada no município de São Miguel dos Campos, sendo constituída por 13 catadores que recolhem, em média, 15 toneladas de resíduos recicláveis por mês.

Presidente: Danielle Santos de Moraes

Endereço: Fazenda Tibirica I, s/n, Zona rural

Contato  

Telefone: (82) 99365-1058 / 99174-4347

Associação de Catadores e Recicladores do Município de Piranhas - ASCARPI

A Associação de Catadores e Recicladores do Município de Piranhas (ASCARPI) é constituída por 14 catadores que recolhem, em média, 8 toneladas de resíduos recicláveis por mês.

Presidente: Darci dos Santos

Endereço: Rua Tanque D'Arca, s/n, Nossa Senhora da Saúde

Contato 

Telefone: (82) 98232-0306

Associação de Catadores de Mata Grande, Inhapi e Canapi - ASCAMIC

A Associação de Catadores de Mata Grande, Inhapi e Canapi (ASCAMIC) está localizada no município de Inhapi, sendo constituída por 18 catadores que recolhem, em média, 14 toneladas de resíduos recicláveis por mês.

Presidente: José Agripino do Nascimento

Endereço: Rua Senador Rui Palmeira, s/n, Centro

Contato

Telefone: (82) 98207-1769

Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre - CoopecMarca

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre (CoopecMarca) está localizada no município de Campo Alegre, sendo constituída por 8 catadores que recolhem, em média, 25 toneladas de resíduos recicláveis por mês.

Presidente: Rosilene dos Santos

Endereço: Rua Frei Damião, s/n

Contato

Telefone: (82) 99975-5338

Cooperativa dos Catadores da Vila Emater - COOPVILA

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA) é um empreendimento de economia solidária e surgiu com a necessidade de encontrar uma forma para os catadores que trabalhavam em péssimas condições no antigo lixão de Maceió. Foi fundada em dezembro de 2008 e atualmente é formada por 35 cooperados, os quais coletam plásticos, metais, papéis e vidros.

Há 6 anos no mercado, a COOPVILA está localizada no bairro de Jacarecica, sendo a sua área de coleta composta pelos bairros Ponta Verde, Pajuçara e Farol.

A COOPVILA desenvolve diversas atividades, como o incentivo ao cooperativismo junto aos catadores e catadoras, implantação da coleta seletiva em condomínios, residências, instituições de ensino, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, mobilização social por meio de ações culturais e educativas (palestras, espetáculo teatral Histórias Recicladas, selo Coopvila, etc). Além disso, a cooperativa conta com a ajuda de parceiros, entre eles estão a Fundação Bando do Brasil, SEBRAE, Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Petrobras, a qual fornece patrocínio para o projeto “COOPVILA – Reciclar e Educar”.  

Presidente: Ivanilda da Conceição Gomes

EndereçoRua Livramento, S/N - CEP: 57038 - 647, Vila Emater, Jacarecica - Maceió/AL

              

Contato

Telefone: (82) 3241-4739 / 99948-4731

E-mail: coopvila.al@gmail.com / ascom.coopvila@gmail.com / vania.coopvila@gmail.com

Site: http://coopvila.com/

Blog: http://www.coopvila.blogspot.com.br/

Redes sociais: Coopvila (Facebook) / @coopvila_al (Twitter) / Ascom Coopvila (Google+)

Arquivo

Estatuto COOPVILA

Cooperativa dos Recicladores de Alagoas - COOPREL

A Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (COOPREL) é uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis do município de Maceió que atua no ramo há 10 anos. Foi fundada em 10 de maio de 2004 pelos antigos funcionários da extinta Companhia Beneficiadora de Lixo (COBEL).  

Em 14 de fevereiro de 2014, foi fundado um segundo galpão de triagem através de um grupo de catadores com objetivo de atender o bairro do Benedito Bentes.

Atualmente, a COOPREL dispõe de um total de 50 cooperados sendo 32 da sede localizada no bairro do Benedito Bentes e 18 na sede localizada no bairro Antares.  A cooperativa coleta materiais ferrosos e não ferrosos, papel, papelão, plástico, garrafa PET e derivados, sendo o material coletado vendido para um atravessador.

A unidade da COOPREL localizada no bairro Antares atende os bairros Antares, Dubeaux Leão, Graciliano Ramos, Henrique Enquelman, Salvador Lyra, Serraria e Village Campestre, o supermercado Extra do Farol e da Mangabeiras, o Hiper Farol e alguns condomínios, como o Aldebaran e o Jardim Petrópolis. 

Sede Antares

Presidente: Maria José dos Santos Lins

EndereçoAv. Menino Marcelo, 6001, Antares - Maceió/AL

            

Contato

Telefone: (82) 99933-2478 / 98748-9576

E-mail: maria-meury@hotmail.com

Site: http://cooprel.blogspot.com.br/ 

Sede Benedito Bentes

Presidente: Maria Patrícia Ramos de Lima

Endereço: Loteamento Freitas Neto, S/N, Benedito Bentes - Maceió/AL

             

Contato

Telefone: (82) 98883-9930

E-mail: uniaodoscatadores@hotmail.com

Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió - COOPLUM

A Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (COOPLUM) é uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município de Maceió e atua há 13 anos na coleta seletiva de materiais. Foi fundada pelos catadores do antigo lixão da Cruz das Almas em 19 de setembro de 2001.

Atualmente, a COOPLUM é constituída de 18 cooperados que recolhem materiais como papel, papelão, plásticos em geral, garrafas de vidros, ferro, placas de computadores, entre outros. A coleta atende os bairros Trapiche, Jacarecica, Jatiúca, Cruz das Almas, Ponta Verde e Farol.   

Presidente: Maria José da Silva

EndereçoRod. Al - 101 Norte, Km 3,5, Jacarecica - Maceió/AL

                             

Contato

Telefone: (82) 99670-9604 / 98840-2028

Arquivo

Estatuto COOPLUM