Fiscais constatam descarte irregular de lixo na Maternidade Santo Antônio



12/05/2015 10h52

A Maternidade Santo Antônio, no bairro do Bom Parto, foi notificada na manhã desta terça-feira (12), após uma fiscalização motivada por denúncia anônima que constatou diversas irregularidades na unidade. No depósito de lixo, havia mais de uma tonelada de lixo hospitalar e infectante misturada a lixo comum. O depósito de resíduos foi interditado.

 

A ação é executada pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). "O lixo infectante estava junto ao lixo comum. Tinha sangue, larva e chorume lá dentro. Além disso, o local não tem licença ambiental para funcionar", disse o coordenador de fiscalização da Slum, Carlos Tavares.

O diretor da maternidade, Paulo Sérgio Holanda, alegou que a situação chegou a esse ponto por conta da alta demanda na unidade. "A gente tem um contrato com a empresa que nos dá cinco bombonas e recolhe o lixo uma vez por semana, mas não foi suficiente. Agora vamos aumentar para 15 bombonas e recolhimento três vezes semanalmente", explica.

 

Segundo os fiscais, o flagrante se caracteriza como crime ambiental. A maternidade recebeu um prazo de 24 horas para regularizar a situação ou pode ser interditada por completo. Após a fiscalização, a direção da unidade de saúde acionou uma empresa terceirizada para recolher o material infectante. A Slum informou que a direção da maternidade se comprometeu a regularizar a situação até as 14h desta terça. Devido ao armazenamento irregular do lixo, a unidade de saúde recebeu um auto de infração da Sempma e foi notificada pela Slum.