Prefeitura de Palmeira dos Índios é multada por descarte irregular de lixo


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

19/11/2015 09h26

A prefeitura de Palmeira dos Índios foi multada em R$ 440 mil, nesta quarta-feira (18), por descarte irregular de resíduos sólidos em um lixão do município. O flagrante é resultado de mais uma fiscalização em conjunto realizada pelos órgãos que compõem a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. 

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual (MPE), as equipes da FPI encontraram no local lixo hospitalar, restos de alimentos e de animais, o que são proibidos por lei. As ações da FPI vão se realizam durante os próximos dias. 

Durante as ações realizadas nesta quarta-feira, o FPI soltou cerca de 600 pássaros silvestres. A soltura foi realizada no início da manhã desta quarta, na Mineradora Vale Verde, em Craíbas. Mais de 10 espécies foram reintroduzidas à natureza.

Outro flagrante das equipes diz respeito a um laticínio que foi fechado nesta madrugada. O dono foi preso em flagrante delito e encaminhado à delegacia de Major Izidoro.

Em nota, a Prefeitura de Palmeira dos Índios informou que, em relação à área destinada ao descarte do lixo produzido na cidade, o município está buscando se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos para desativar o local, medida que ocorre também em outras cidades alagoanas com acompanhamento do Governo de Alagoas. 

De acordo com a assessoria de comunicação, a Prefeitura está implantando melhorias para ampliar a segurança ambiental. Sobre o lixo hospitalar, a Prefeitura mantém contrato com uma empresa especializada para o recolhimento dos resíduos nas unidades mantidas pelo município. O lixo encontrado no espaço é proveniente de um hospital que foi identificado e será responsabilizado pelos danos, assim como responderá pela ação.

 

Confira aqui a matéria