Plano vai acabar com lixões e criar 7 aterros sanitários em AL até 2017


Autor: Jobison Barros | Portal Gazetaweb.com
Fonte: www.gazetaweb.globo.com

10/12/2015 09h42

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) lançou, na manhã desta quarta-feira (9), no Palácio República dos Palmares, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. O objetivo é encerrar os lixões de Alagoas e criar aterros sanitários distribuídos em sete regiões, conforme prega a legislação. A previsão é construí-los até o final de 2017. 

De acordo com o secretário, Alexandre Ayres, a medida adotada é uma resposta às determinações do governo federal. É preciso que, em um curto espaço de tempo, todos os lixões do estado sejam eliminados e os resíduos, depositados em aterros sanitários, visando à reciclagem, conforme explicou. 

"Até o fim de 2017, queremos aterro nas sete regiões de Alagoas, mas para isso, é preciso educação ambiental, porque se não, teremos a volta dos lixões. Estamos trabalhando para enviar sete planos intermunicipais, ou seja, os projetos pertencentes aos consórcios que vão reunir diversos municípios. Estes serão os responsáveis por custear todo o processo e nós daremos a contrapartida, um apoio por meio do Fundo Estadual de Resíduos Sólidos. Ainda não sabemos quanto será investido nem quais cidades vão sediar os lixões", disse Alexandre. 

Segundo a gerente de Resíduos da Semarh, Elaine Melo, o plano foi iniciado em novembro do ano passado e encerrado em novembro deste ano, obedecendo uma prerrogativa da Política de Resíduos Sólidos do país. Com um investimento de R$ 3 milhões por parte da União, o plano contém metas, ações, diretrizes, prazos, necessidades e formas de destinação do lixo. 

"Este é o primeiro plano de Alagoas e, com ele, passamos a receber recursos federais, direcionamos a Política de Resíduos, organizamos a cidade desde a coleta e estruturamos os aterros. Ou seja, trabalhamos o recolhimento, destinação, planejamento e gerenciamento de resíduos. Ainda estamos iniciando os trabalhos, mas com muita responsabilidade. Ao mesmo tempo, esperamos que haja nova postura da população, mudança de cultura", informou a gerente, mencionando que o plano ainda vai gerar empregos, beneficiando mais de 2 mil catadores de lixo.