Moradores instalam cerca para impedir descarte ilegal de lixo em condomínio


Autor: Pedro Ferro
Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

13/04/2016 08h23

Mangabeiras, em Maceió, denunciaram, nesta terça-feira (12), que carroceiros estão a despejar lixo e entulhos numa área privativa do condomínio. Eles alegam que, apesar de o problema persistir há décadas, o descarte irregular se acentuou nas últimas semanas, expondo os moradores à proliferação de roedores e insetos. 

E para tentar conter a ação indiscriminada dos carroceiros, os moradores tiveram a iniciativa da cercar toda a área externa, que deveria servir apenas à passagem dos pedestres. Eles relatam que, apesar da instalação das cercas, algumas pessoas ainda continuam a despejar resíduos no local, com o lixo, agora, a se espalhar pela rua.

"Moro aqui há três décadas e sofro com este problema há anos. Além de carroceiros, empresas que comercializam alimentos também descartam resíduos na calçada do condomínio, sem nenhum respeito ao semelhante. A prefeitura vem a cada três meses retirar todo o entulho, mas isso não vem sendo capaz de conscientizar a população", expôs Elenilton de Ataíde Bezerra. 

Segundo a síndica geral do condomínio, Helda Maranhão, a decisão pela cerca é provisória enquanto a obra de um jardim. A ideia é fazer com que o jardim iniba o despejo de lixo no local.

"Já foi preciso chamar uma equipe do Corpo de Bombeiros, pois, os brigadistas registraram uma combustão espontânea, devido ao acúmulo do lixo. Em alguns casos, as pessoas ateiam fogo no lixo, e toda a fumaça acaba invadindo nossas casas, comprometendo a saúde de muita gente. Inclusive, já temos pessoas apresentando problemas respiratórios", relatou.