Slum flagra descarte irregular

14/04/2016 13h11

Os fiscais da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) flagraram, ontem pela manhã, 1.200 quilos de lixo hospitalar misturado ao lixo comum, na Maternidade Paulo Neto, no Hospital Santo Antônio e no Hospital Geral do Estado (HGE). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sempma) autuou os estabelecimentos, e suas diretorias têm até hoje para comprovar a regularização da situação.

“Houve descuido com o descarte do lixo hospitalar. Não poderia jamais estar junto aos resíduos comuns”, explicou Carlos Tavares, coordenador de fiscalização da Slum. O lixo infectante encontrado em local inadequado, reforça o coordenador de fiscalização, deveria já ter sido recolhido pelas empresas que recebem para fazê-lo.

“A justificativa de que não foi possível coletá-lo não se justifica. Os estabelecimentos hospitalares têm empresas contratadas para recolhê-lo diariamente”, avisa Carlos Tavares, que flagrou sangue junto a mais de 400 quilos de lixo do Hospital Geral do Estado (HGE).

“As direções desses hospitais precisam ficar atentas e prestar atenção às normas de descarte de lixo. Imagine o dano ao ser humano que pode causar o lixo infectado. É muito perigoso. Quando chega ao aterro sanitário, o lixo não deve ter nenhum material contaminado”, completa o coordenador de fiscalização.