Operação retira mais de 70 toneladas de lixo acumulado em terreno

Fonte: http://www.cadaminuto.com.br/

22/04/2016 08h35

Uma operação conjunta entre órgãos municipais realizada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20), retirou cerca de 70 toneladas de resíduos e três toneladas de lixo reciclado que estava acumulado dentro de um terreno no bairro da Santa Lúcia, na Rua Gilson Araújo da Silva.  O proprietário do local, João da Rocha Pinheiro, já havia sido notificado e autuado outras vezes pela prática de acumular lixo.

De acordo com os registros da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), João da Rocha foi notificado duas vezes e recebeu três autos de infração. Ele também foi autuado pela SMCCU e pela Sempma, mas não adotou as medidas previstas pelos códigos municipais do meio ambiente, de limpeza urbana e de edificações e urbanismo. Entre este total de penalizações, os últimos registros foram realizados na última quinta-feira (14), quando foi definida a operação.

O terreno tem aproximadamente 250 m² em uma área completamente aberta, onde João da Rocha estava acumulando toneladas de resíduos, entre recicláveis e lixo coletado pelo proprietário na rua. Durante uma ação de fiscalização, a equipe da Slum constatou, além do montante de entulhos, uma grande quantidade de recipientes com água parada e larvas que devem ser do mosquito Aedes aegypti. Para a operação, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também foram acionados.

Após toda a retirada dos resíduos do local, o material será doado à Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) unidade Benedito Bentes. O trabalho foi coordenado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), contando com o envolvimento de equipes da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e de uma guarnição do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Com a realização da operação, o valor do serviço será incluído na dívida ativa municipal do proprietário.