Descarte irregular de lixo é problema crônico no Tabuleiro Novo, em Maceió

Fonte: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2016/06/lixo-descartado-de-forma-irregular-vira-problema-cronico-em-bairro-de-maceio.html

06/06/2016 13h47

O descarte irregular de lixo e a falta de calçamento têm causado diversos problemas aos moradores do bairro do Tabuleiro Novo, localizado na parte alta de Maceió. Na Rua Industrial, por exemplo, os pedestres e motoristas têm que dividir a pista com animais, galhos, pneus, buracos e até sofás.

De acordo com Maria José Morais, de 52 anos, o problema acontece há muito tempo. “Eu sou moradora daqui há quase 30 anos e a situação nunca mudou. Atualmente, são pessoas de outras partes da cidade que jogam lixo no local. Os moradores da região respeitam e limpam, a coleta de lixo também é realizada, mas o povo vem de outro lugar e continua jogando o lixo. Assim não tem como resolver o problema”, diz.

A Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) afirmou que o local foi identificado como um ponto de lixo crônico, e que o órgão já tem conhecimento da situação. A Slum afirma ainda que a coleta é realizada regularmente na região.

Em relação ao descarte irregular, o órgão de limpeza explica que os moradores podem denunciar as pessoas através do Disque-Limpeza, no telefone (82) 3315-2600; e enviar fotos através do e-mail da Slum, no endereço eletrônico ascom.slum@gmail.com; ou do site da superintendência

Caso a pessoa que estiver poluindo seja identificada, e for constatado que ela é recorrente, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) afirma que ela pode ser multada por crime ambiental.

Maria José relata ainda que, devido à recorrência do problema, os moradores não sofrem apenas com o mau cheiro, mas com a presença de ratos e escorpiões.

“Como jogam muitas vísceras de galinha e animais mortos, outros animais vão ao lugar para se alimentar”, explica a moradora.

Falta de pavimentação

Em relação ao calçamento, a moradora denuncia que a Rua Industrial já consta como asfaltada pelaprefeitura de Maceió, mas que as obras nunca começaram. “Aqui tem muito buraco, nessa época de chuva é pior, porque além dos buracos o local também fica cheio de lama”, afirma.

A reportagem do G1 entrou em contato com a Secretaria de Comunicação (Secom) de Maceió, e foi informada que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) é responsável pelo calçamento das ruas.

A reportagem tentou contato com a Seminfra para o órgão emitir um posicionamento sobre o caso, mas as ligações não foram atendidas.