Projeto Escola Sustentável é lançado em colégio feito de PVC no Pontal da Barra

Autor: Enya Tenório e Rafael Maynart

07/06/2016 08h39

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou, nesta sexta-feira (3), o projeto Escola Sustentável, em solenidade no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mestre Izaldino, no bairro Pontal da Barra, em Maceió, escolhida por possuir os padrões de sustentabilidade.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Ceas), Virgínia Moura Miller, a educação ambiental envolve a promoção de processos pedagógicos que favorecem a construção de valores sociais, como o consumo consciente, descarte correto de materiais, reaproveitamento, alimentação saudável, entre outros.

"Esta é mais uma conquista da educação pública de Maceió. Nossa expectativa é levar a proposta de padrões de sustentabilidade e promoção da saúde para as próximas escolas da rede municipal. Aqui além dos pomares, vamos instalar três cisternas para reaproveitar a água da chuva e regar o pomar e o jardim da escola", convidou Virgínia Miller.

Em paralelo às ações de arborização, serão feitas oficinas, palestras e caminhadas ecológicas em parceria com outras secretarias e instituições. As atividades acontecem durante todo o dia nas dependências da escola e na quadra de esportes e fazem parte da programação da Semana Integrada do Meio Ambiente.

Construção da Escola Sustentável

O projeto foi idealizado pela Semed, em parceria com a Braskem, Instituto Lagoa Viva e Sempma, para servir de referência de edificação segura e sustentável para a comunidade. A proposta da Mestre Izaldino é criar um espaço educador sustentável que proporcione uma relação de cuidado mútuo entre alunos, comunidade e natureza, além de estimular práticas pedagógicas para as crianças.

Para ser considerada uma escola sustentável, as paredes da Mestre Izaldino foram erguidas com um sistema modular de encaixe chamado PVC/Concreto, produzido pela Braskem. Esse tipo de material tem um apelo sustentável por serem 100 % recicláveis e os resíduos gerados são reaproveitados. No intuito de reaproveitar a água da chuva, calhas e cisternas serão colocadas para armazenamento e reaproveitamento que servirão para irrigação das plantas.