ATERRO SANITÁRIO DO SERTÃO

20/06/2016 08h22

O aterro sanitário localizado entre os municípios de Olho d’Água das Flores e Olivença deverá iniciar, finalmente, seu funcionamento na próxima segunda­­feira, 20. O empreendimento foi instalado graças ao primeiro consórcio entre municípios, que tem como objetivo dar a destinação correta ao lixo urbano e acabar com os lixões, que tantos danos causam ao meio ambiente. O Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Cigres), que é formado por 14 cidades do Sertão de Alagoas, tem a capacidade de receber cerca de 200t/dia. Entretanto, o funcionamento deveria ter sido precedido de outras obras indispensáveis, especialmente as três estações de transbordo, os Prads e o encerramento dos lixões. Esses projetos foram contratados pela Codevasf, com a Floram, em 2012, para conclusão em outubro de 2013. Como nada foi feito nesse sentido, o Cigres não pôde conseguir os recursos necessários para a realização das estações de transbordo. Essa mesma empresa, Floram, também foi contratada pelo governo do Estado para a elaboração do PERS. Esse fato, aliás, tem deixado todos consorciados preocupados, já que a empresa não realizou o serviço para o qual foi contratada pela Codevasf. Os custos para instalação dos Prads estão orçados em R$ 9 milhões? a empresa Floram recebeu e não realizou o serviço. Mesmo em caráter temporário, o Aterro do Cigres inicia sua operação na próxima semana, devido à situação emergencial das prefeituras, que já foram autuadas pela Fiscalização Integrada Preventiva (FIP­Bacia do São Francisco).