Semarh e empresas discutem funcionamento da logística reversa


Autor: Débora Rosset
Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/

08/07/2016 09h20

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos se reuniu na quarta-feira (6) com as empresas Jogue Limpo, Terra Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Industriais para discutir as possibilidades sobre a logística reversa de lubrificantes.

A gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, conduziu o encontro que ocorreu na sede da pasta, no bairro de Jacarecica. De acordo com ela, uma das empresas, a Jogue Limpo, prestou contas acerca da sua atuação e ampliação dos serviços em Alagoas.

Segundo o diretor da Jogue Limpo, Ézio Camilo Antunes, a empresa se concentra no desafio de aprimorar o sistema com uma maior participação de todas as categorias da Logística Reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas na responsabilidade compartilhada.

Elaine Melo ressalta ainda que uma nova reunião está agendada para o mês de agosto e definir o que será colocado em prática para a implementação dos pontos de coleta, além de realizar o monitoramento dos postos já existentes.

Além de representantes da Semarh e da Jogue Limpo, participaram do encontro Ítalo Felipe Menezes, da empresa de Gerenciamento de Resíduos Industriais e Jaelson Lopes, da Terra Ambiental.

 

Logística reversa

Logística reversa é definida como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.