Espaço para separação de lixo do Hospital do Açúcar é interditado

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

20/07/2016 07h44

A equipe de fiscalização da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) interditou o abrigo para a separação de lixo do Hospital do Açúcar, na manhã desta terça-feira (19).

O problema foi constatado durante uma inspeção, quando fiscais encontraram uma carga de aproximadamente 1,5 tonelada de lixo hospitalar misturada ao comum, em uma mesma caixa compactadora que seria direcionada à Central de Tratamento de Resíduos de Maceió (CTR), no bairro Benedito Bentes, onde fica o Aterro Sanitário.

Com a interdição, a área só deverá ser liberada após a regularização em relação ao descarte. Para que isso aconteça, a instituição deve apresentar ainda hoje o manifesto de recolhimento de toda a carga flagrada, protocolando o documento na Sempma por meio de uma solicitação de desinterdição.

A partir daí, fiscais do órgão voltam à instituição, num prazo de 24h, para avaliar a situação e definir ou não pela liberação.

Segundo a Slum, o Hospital do Açúcar já havia sido notificado outras quatro vezes este ano, inclusive com a interdição do abrigo de resíduos por conta da mesma irregularidade. Em inspeções recentes, nenhuma irregularidade havia sido constatada.

Segundo a direção administrativa da instituição, o problema deve ter ocorrido por falhas operacionais da equipe noturna, já que no período contrário o descarte estava ocorrendo regularmente. Entre o material flagrado, a equipe da Slum encontrou frascos de medicamentos, caixas com seringas e agulhas, além de material infectado por sangue.

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) também esteve no local e autuou o hospital, que deve apresentar a defesa prévia em até dias e deve comparecer ao órgão para a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Fiscalização

Segundo o balanço de fiscalização referente ao primeiro semestre deste ano, foram registradas 357 notificações por descarte inadequado de resíduos. Deste total, mais da metade foi proveniente de grandes geradores de lixo, incluindo serviços de saúde.