SEMARH: Fortalecimento da política ambiental foi efetivado no Sertão


Autor: Nigel Santana
Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/

29/07/2016 08h47

A temática ambiental ganhou notoriedade durante as ações do Governo Presente na região do Sertão. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) trabalhou a questão nos municípios de São José da Tapera, Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras, num claro incentivo à educação ambiental e à gestão responsável dos resíduos sólidos.

As equipes da Semarh se dividiram para efetuar as tarefas que contaram com a reciprocidade das famílias residentes nas zonas rurais e comunidades quilombolas.

Em São José da Tapera, houve a realização de um estudo de meio para incentivar o combate à desertificação e mitigação aos efeitos da seca. A comunidade quilombola Caboclo recebeu atividades sensibilizadoras sobre as questões relacionadas ao fenômeno da desertificação e ações preventivas de conservação do solo.

Já a comunidade quilombola Jacu Mocó, em Poço das Trincheiras, foi construída uma mureta de pedras que serve para conservar o solo em caso de chuvas fortes, além de um plantio de mudas nativas da região.

Resíduos sólidos – A prática da destinação sobre resíduos sólidos também foi tema de discussão na comunidade Grotão, em Santana do Ipanema. Os técnicos da Semarh elaboraram peças teatrais, vídeos e praticaram junto às crianças a separação dos resíduos.

Foram realizadas atividades sobre como separar os resíduos secos e úmidos; demonstração interativa sobre o meio ambiente; apresentação do sistema de abastecimento de água do Programa Água Doce e por fim, uma oficina que ensinou a fazer compostagem orgânico para usar nas hortas e jardins.

Em alerta – A Semarh promoveu ainda um encontro com palestra sobre o monitoramento das secas na região do semiárido, por meio da Sala de Alerta.

A palestra foi direcionada aos gestores públicos, órgãos de proteção, defesa civil, agricultores e a população afetada pela estiagem. Os meteorologistas da Semarh explicaram como funciona as ações preventivas em relação às chuvas e monitoramento dos níveis dos rios.

Plantio – Os dez municípios contemplados com as atividades do Governo Presentes também evidenciaram o plantio de mudas de craibeiras, árvores símbolo de Alagoas. As ações beneficiaram as cidades de Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira.