Equipe técnica do Estado elabora estudo sobre geração de resíduos sólidos


Autor: Nigel Santana
Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/

01/11/2016 13h50

A equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mantém um trabalho específico para orientação e sensibilização dos servidores da pasta acerca da gestão adequada de resíduos sólidos.

Com a proposta de realizar um estudo sobre o assunto na secretaria, a equipe, formada por Laís Acioli, Kamila Aderne e Rennisy Cruz, tem visitado todos os setores, frequentemente, para dinamizar as ações em busca de obter resultados expressivos sobre a separação de cada resíduo.

“É uma preocupação e, ao mesmo tempo, uma orientação aos servidores para separar corretamente o que for produzido e não distribuí-lo de qualquer forma nos locais de recolhimento. É preciso ter uma atenção especial com papel ou papelão, vidro, metal, plástico e produtos orgânicos”, explica Laís Acioli.

A iniciativa em propor mais cuidado com o gerenciamento de resíduos sólidos surgiu devido ao grande fluxo de pessoas que transitam na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, sejam servidores ou população em geral. Naturalmente, isso contribui para o aumento na produção desses materiais, como ressalta a técnica Kamila Aderne.

“É importante a realização da composição gravimétrica, o que possibilitará a realização de estudos, a fim de viabilizar ações que contribuam com o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos gerados”, complementa Kamila.

Para que o discurso deixasse a teoria e seguisse uma rota prática, a equipe que atua na Gerência de Resíduos Sólidos da Semarh deu início às visitas aos 17 setores.

O estudo apontou que a Semarh possui uma geração média diária de 9,06 kg de resíduos sólidos. Observa-se, ainda, que essa geração média sofreu variações ao longo do período analisado, apresentando valores máximos e mínimos de 12,71 kg e 7,04 kg ao dia, às segundas e sextas-feiras, respectivamente.

De acordo com o estudo elaborado pela equipe. a quantidade de resíduos produzidos na Semarh é pequena, pois já existem boas práticas ambientais em desenvolvimento, a exemplo da reutilização de papéis, uso de canecas, disponibilização de xícaras e copos de vidros para o público externo, adoção dos 5S do Sistema de Qualidade, entre outras”.

Diante deste apontamento, a equipe está intensificando as boas práticas ambientais como ferramenta para consumo consciente em um processo que resulta no incentivo à reciclagem junto à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum).