Lixo volumoso: saiba como solicitar a coleta em casa

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

19/12/2016 12h30

Móveis velhos, eletrodomésticos e eletrônicos quebrados, caixas de tralhas. Você sabe como descartar esses e outros utensílios domésticos que não têm mais utilidade e acabam ocupando espaço dentro de casa? A coleta deste material pode ser feita de forma gratuita e com horário programado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), que agenda o serviço conforme a solicitação da população por meio do número 0800 082 2600.

“Este tipo de resíduo, que é classificado como lixo volumoso, é comum de ser encontrado em áreas verdes e espaços públicos da capital em decorrência da cultura do descarte inadequado. Para mudar este quadro, lançamos o serviço à população neste semestre e estamos recolhendo o material na porta do cidadão para evitar que seja jogado em local indevido. Esta é mais uma medida da Prefeitura para colaborar com a limpeza da cidade, mas precisamos também da colaboração do maceioense”, ressalta David Maia, que é gestor da Slum.

Ao ligar para o 0800 082 2600, o solicitante informa o material e o atendente agenda o serviço, que tem sido realizado aos sábados. O superintendente lembra que este tipo de coleta é exclusiva para lixo volumoso – a exemplo de móveis velhos e eletrodomésticos – e não abrande resíduos da construção civil.

“A metralha é um tipo de resíduo especial, conforme estabelece o Código Municipal de Limpeza Urbana, cuja coleta não é de obrigação da Prefeitura. O gerador, seja ele um cidadão comum ou uma empresa, deve se responsabilizar pela destinação final e contratar uma empresa habilitada para este fim. Se for constatado o descarte de metralha em áreas públicas, como já registramos inúmeras vezes, o infrator é notificado, autuado e também pode ser multado”, explica David Maia.

Da mesma forma, segundo reforça o gestor, o cidadão que for flagrado descartando lixo volumoso em locais inadequado também pode ser punido pela equipe de fiscalização. “Existe o serviço de coleta gratuita. Sendo assim não há justificativa de jogar esse material na rua, prejudicando a cidade e colaborando para a proliferação de insetos, ratos e animais peçonhentos. Pedimos também que, quem flagrar situações assim, denuncie pelo 0800 082 2600. A denúncia é anônima e é uma demonstração de cuidado com a nossa cidade”, orienta o titular da Slum.