Projeto Coleta Certa leva alunos do Cepa para aula de campo na Pajuçara


Autor: Clarice Maia
Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/

13/04/2017 09h42

A equipe da Gerência de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) levou uma turma de 22 alunos e um professor da Escola Estadual Afrânio Lages, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), para uma aula de campo na praia da Pajuçara, nessa quarta-feira (12). Ação faz parte das atividades do projeto Coleta Certa, que foi retomado na terça-feira (11).

Durante a aula os estudantes puderam conhecer mais sobre a fauna e a flora do ecossistema marinho e a problemática causada pelo lixo naquele ambiente.

“O projeto-piloto está sendo aplicado com as escolas que fazem parte do Cepa, em Maceió”, comentou Mirela Cavalcante, bióloga, consultora ambiental da equipe do IMA. Segundo ela, a primeira fase foi iniciada em outubro de 2016, com as escolas Dom Pedro II, Princesa Isabel, Teotônio Vilela e Laura Dantas.

“A segunda etapa foi iniciada em abril, desse ano, com a inclusão das escolas estaduais Maria José Loureiro, Afrânio Lages e José Correia da Silva Titara. Nossa pretensão é levar o projeto para todas as escolas do Cepa, comentou a bióloga.

Mirela Cavalcante acrescentou que outras duas atividades foram realizadas, com a retomada do projeto. A primeira delas foi a palestra ministrada para 47 estudantes sobre aspectos do consumo consciente. A outra atividade foi o chamado ecocine, em que uma turma com cerca de 50 alunos assistiram ao vídeo ‘A história das coisas’.

Na próxima semana estão previstas aula de campo no Cinturão Verde da Braskem, visita à sede do IMA, aula na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar, além de uma caravana ambiental, com a realização de jogos e brincadeiras de educação ambiental.