Equipe de fiscalização do IMA flagra irregularidades no Agreste e Litoral Sul


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

03/07/2017 08h54

Os fiscais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) estiveram em campo, nesta sexta-feira (30), no município de Arapiraca. As ações resultaram em uma autuação a uma transportadora de resíduos, por deixar de destinar as embalagens de óleo lubrificante. 

A multa aplicada à transportadora foi de R$ 5 mil. O estabelecimento recebeu, ainda, uma intimação para realizar a destinação das embalagens e apresentar os certificados de destinação final das mesmas. 

Na quarta-feira (28), a equipe de fiscalização do órgão esteve em uma ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), no município de Piaçabuçu. Os fiscais interditaram e multaram uma carcinicultura e uma piscicultura implantadas sem licença ambiental. 

Ainda na mesma operação conjunta, na terça-feira (27), as equipes de fiscalização apreenderam quatro passarinhos conhecidos como caboclinhos (Sporophila bouvreuil) e aplicada uma multa no valor de R$ 2 mil. 

O IMA reforça que atividades de criação de animais silvestres, como os passeriformes, pode ser devidamente regulamentado por órgãos ambientais competentes, e, dessa forma, o criador amador fica isento de apreensões e multas. É importante frisar que os animais devem ser adquiridos de criadouros autorizados.