Veículo oficial do Estado é flagrado descartando lixo de forma irregular

Autor: Eduardo Almeida
Fonte: http://gazetaweb.globo.com

07/07/2017 09h20

Um veículo de Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi flagrado descartando lixo de forma irregular, na manhã desta quinta-feira (6),  em um terreno localizado na Avenida Assis Chateaubriand, no Trapiche da Barra. O condutor foi obrigado a recolher o material e a pasta notificada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Um vídeo divulgado pelo secretário Davi Maia nas redes sociais mostra um veículo modelo Ranger, de cor prata e placa NMG-7540, plotado com a marca da secretaria, parado em um terreno baldio. Dois trabalhadores descartam resto de material de construção quando são abordados e questionados sobre a prática, que é considerada crime ambiental.

Com a confirmação da prática, a Sesau foi autuada em flagrante e vai responder a um processo administrativo que pode resultar em multa. A pasta foi notificada e terá direito a defesa.

No entanto, de acordo com Davi Maia, o secretário Cristian Teixeira entrou em contato por telefone para se desculpar. Teixeira afirmou ao secretário de Proteção ao Meio Ambiente que não comunga com a prática, que essa forma de descarte não é comum na secretaria e afirmou que abrirá um processo administrativo para investigar o que houve de fato.

"O fato de se tratar de um órgão público é, sem dúvidas, um agravante. Mas, o secretário me ligou e explicou que não compactua com a prática. A Sesau foi notificada e poderá se defender. No final do processo, uma das punições poderá ser a multa", explicou Maia.

Segundo ele, como se trata de uma grande quantidade de resíduos, a Secretaria de Saúde deveria ter contratado uma empresa especializada, que recolhesse o material em um contêiner. "Se fosse uma pequena quantidade, poderia ter sido descartada num ecoponto. Mas, como se tratava de uma grande quantidade, deveria ser através de uma empresa".

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que não é conivente com esse tipo de conduta.

Confira:

"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que não compactua com a conduta adotada pelo condutor do veículo, que foi devidamente orientado pela Assessoria de Engenharia a fazer o descarte do entulho em um dos pontos estabelecidos pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana. Salienta ainda que o material foi retirado do local e encaminhado para o descarte correto e que um processo administrativo será aberto para apurar a conduta do servidor. A Sesau assegura que este fato isolado não irá voltar a se repetir, uma vez que a gestão da saúde estadual prima pelo bem estar da população e atua respeitando as diretrizes que regem a preservação do meio ambiente"