Cuidando do meio ambiente: descarte resíduos de forma regular

Autor: Secom Maceió
Fonte: http://www.cadaminuto.com.br/

12/06/2017 09h46

No último dia 5, foi celebrado o Dia do Meio Ambiente. A data abre um importante debate para toda a sociedade: o que fazemos para preservar nosso planeta? Um passo básico e essencial é o descarte regular dos resíduos. Infelizmente, ainda é comum ver garrafas PET, plástico, isopor e até sofás e carcaças de televisão jogados em córregos, canteiros e na praia. Situações como essas, além de prejudicar o meio ambiente, causam danos à saúde da população.

Para o gestor de Limpeza Urbana de Maceió, Davi Maia, debater sustentabilidade e ações para a preservação do meio ambiente deve virar rotina. “Esse é o momento do debate. Precisamos aprender, de uma vez por todas, que esse processo depende de todos nós. Jogar lixo nos locais corretos e praticar a coleta seletiva devem virar hábitos. A Prefeitura de Maceió vem avançando muito nesse debate, mas só conseguiremos avançar contando com a colaboração da população”, disse.

Nesse sentido, a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) conta com uma equipe de educação ambiental que leva informações e orientações para a população. A programação do grupo é estabelecida de acordo com as demandas observadas pelo órgão.

Coleta seletiva

A Prefeitura assinou um convênio com quatro cooperativas de catadores de recicláveis para implantar a coleta seletiva domiciliar em Maceió. Inicialmente, a ação vai contemplar 16 mil residências em oito bairros da capital, mas o objetivo é ampliar para 60 mil nos próximos anos. A Cooplum, a Cooprel do Benedito Bentes, a Cooprel da Serraria e a Coopvila foram as contratadas.

Além da contratação, Maceió conta com os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na Praça da Faculdade, na Avenida Paulo Holanda, em frente ao Hospital Universitário, e na orla de Pajuçara. Em breve, mais PEVs serão instalados.