Apenas 28 cidades de AL fecharam os lixões após Lei de Resíduos Sólidos


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

13/07/2017 13h36

A Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que instituiu um marco regulatório para a gestão desses resíduos no País. Quase sete ano após sua promulgação, em Alagoas apenas 28 cidades encerraram os lixões e passaram a dispor seus resíduos em aterros sanitários ou nas centrais de tratamento dos municípios de Pilar e Craíbas.

De acordo com a Lei, todos os municípios brasileiros têm a obrigação de destinar corretamente seu resíduo, encerrar seus lixões e garantir a preservação do meio ambiente.

A destinação inadequada dos resíduos sólidos causa inúmeros impactos socioambientais negativos, como poluição da água, proliferação de doenças, como a dengue; emissão de gases de efeito estufa, contaminação do solo, e muitos outros. Este controle é um desafio diário para os municípios brasileiros, mas vai além do papel público. Produtores, consumidores e a sociedade em geral têm função preponderante no processo de destinação adequada dos resíduos sólidos.

"Desde 2015, o Governo de Alagoas vem atuando para encerrar os lixões. Somente Maceió destinava seu resíduo em aterro sanitário. Hoje, temos 28 cidades alagoanas que encerraram os lixões, representando quase um terço do Estado e contribuindo de maneira correta com a gestão dos resíduos sólidos", destacou o secretário da Semarh, Alexandre Ayres.