Secretaria de Recursos Hídricos encerra, em Mar Vermelho, o 32º lixão do Estado

Autor: Nigel Santana
Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/

14/08/2017 09h03

A política de proteção ao meio ambiente em Alagoas segue com avanços gradativos nos municípios. Nesse sentido, a Secretaria de Estado do Meio e dos Recursos Hídricos (Semarh) encerrou, na manhã desta sexta-feira (11), no município de Mar Vermelho, o 32º lixão do Estado. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) participou da solenidade.

O antigo lixão estava localizado a pouco mais de seis quilômetros do centro da cidade. Agora, todo o resíduo sólido gerado pela população será destinado à Central de Tratamento (CTR) de Pilar.

Para o secretário Alexandre Ayres, os municípios alagoanos estão atendendo à legislação ambiental e contam com apoio irrestrito do Governo de Alagoas para encerrar as atividades dos lixões, além de incentivar a gestão adequada dos resíduos sólidos.

"Com o apoio da Semarh e do IMA, o município de Mar Vermelho encerrou seu lixão e dá um passo importante na política de sustentabilidade. São mais de 30 lixões que encerraram as suas atividades, e Alagoas caminha a passos largos para a preservação do meio ambiente", explicou o secretário Alexandre Ayres.

De acordo com a Gerência de Resíduos Sólidos da Semarh, mais quatro municípios estão em avaliação junto ao governo para destinar corretamente o que é descartado pela população.

"A Política Nacional de Resíduos já havia definido que o prazo para encerrar os lixões era em 2014. Desde 2015, quando assumimos a gestão da Semarh, temos dialogado com os municípios alagoanos sobre a importância de atender à legislação e contribuir para saúde pública", contextualiza o secretário.

Planos

Durante a atual gestão, a Semarh entregou os Planos Estadual e Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Ambos são norteadores do que preconiza a lei acerca da construção de aterros sanitários, encerramento de lixões, implantação da coleta seletiva e educação ambiental.