Rui Palmeira defende envolvimento da população com a limpeza da cidade

Fonte: http://www.tnh1.com.br/

04/09/2017 11h35

A Prefeitura de Maceió promove mutirões de limpeza semanais em diferentes locais da cidade, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum). O trabalho segue determinação do gestor da capital, Rui Palmeira, para devolver os espaços públicos às comunidades e garantir mais qualidade de vida à população.

O prefeito lembra que a ação é levada a localidades onde, apesar da coleta regular que é feita pela Slum, formam-se pontos de descarte irregular de resíduos. “Semanalmente, realizamos mutirões de limpeza em duas regiões de Maceió. Nossa cidade conta com uma coleta regular de lixo domiciliar, mas sem o apoio do cidadão, nada disso tem efeito. Vamos ajudar a manter Maceió sempre limpa”, afirma.

Ele lembra que o mutirão aproxima mais a comunidade do poder público e promove o envolvimento dos moradores com os espaços públicos. “Esse é o papel do gestor público, servir o cidadão e garantir um serviço de qualidade. Por isso, além da limpeza em si, durante os mutirões, as equipes de trabalho promovem ações para envolver as comunidades no cuidado com o espaço público, evitando que o descarte ilegal seja retomado após o mutirão de limpeza naquele local”, explica o prefeito.

Dique Estrada

O canteiro central da Avenida Senador Rui Palmeira, no Dique Estrada, recebeu o mutirão no sábado (02), quando mais de 300 agentes de limpeza levaram os serviços do órgão à região. A ação prossegue até a próxima terça-feira (05) e durante este período, a região também receberá serviços de iluminação, arborização, jardinagem, ordenamento urbano e recolhimento de animais.

Também participam do mutirão a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), com o plantio de árvores, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Mais de 600 mutirões foram realizados em 2016 e há vasta programação para 2017, conforme a necessidade de cada região. As demandas são registradas pela equipe técnica do órgão, mas o cidadão maceioense também pode solicitar o trabalho à Central de Limpeza pelo número 0800 082 2600 ou por meio de ofício entregue na sede da Slum, localizada na Praça Ciro Acioli, 96, no bairro Ponta Grossa, com atendimento das 8h às 14h.