Prefeitos discutem implantação de aterro

12/09/2017 08h58

Prefeitos de municípios das regiões Agreste, Sertão e do Vale do Paraíba se reúnem, hoje pela manhã, no auditório da Fundanor, em Palmeira dos Índios, para tratar sobre a construção de um aterro sanitário para atender às localidades, que ainda utilizam lixões a céu aberto. O projeto, segundo destaca o prefeito anfitrião, Julio Cezar, também inclui a construção de uma área de transbordo. Desde 2014 que as administrações municipais estão proibidas de armazenar lixo em terrenos abertos, conforme a lei federal 12.305/10.

De acordo com os organizadores, na ocasião do encontro, programado para as 9h, gestores devem apresentar o resultado da visita que fizeram recentemente ao aterro sanitário de São Luís (MA), considerado modelo em todo o País. Representantes de Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs) já implantadas em cidades como Arapiraca/Craíbas, Maceió e Pilar foram convidados para apresentar os custos operacionais de funcionamento de um centro de tratamento e de uma estação de transbordo, a princípio, proposta para ser instalada em Palmeira dos Índios.