Semarh inicia visitas técnicas em aterros sanitários do interior do Estado

Autor: Débora Rosset
Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br

11/01/2018 09h52

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) iniciou, em 2018, o monitoramento dos aterros sanitários em Alagoas. Na terça-feira (9), o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), localizado no município de Olho d’Água das Flores, região do Sertão, foi o primeiro a receber a equipe técnica.

O acompanhamento da destinação correta dos resíduos sólidos produzidos pelas cidades alagoanas faz parte do planejamento do encerramento dos lixões no Estado. O Cigres, por exemplo, recebe os resíduos de dezoito municípios da região da Bacia Leiteira.

Durante a visita técnica, o secretário Alexandre Ayres se reuniu com prefeitos da região, garantindo assim compromisso do Governo de Alagoas na doação de equipamentos que contribuam com a gestão correta dos resíduos junto aos consórcios públicos.

“Vamos acompanhar de perto todos os locais que estão recebendo os resíduos das cidades. A Semarh pretende monitorar o andamento da destinação correta e levar condições para que as prefeituras cumpram a Lei da Política Estadual de Resíduos Sólidos”, afirma Ayres.

A Semarh proporciona uma extensa programação quanto à disposição dos resíduos. As cidades que encerram seus lixões recebem educação ambiental por meio de capacitações de coleta seletiva, compostagem e doação de mudas que serão plantadas na área onde o lixão estava localizado.

Lixões encerrados

Com o devido planejamento, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos já encerrou 48 lixões em Alagoas. Os municípios que não contam mais com lixões são: Olho d' Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte, Pão de Açúcar, Maravilha, Palestina, Cacimbinhas e Dois Riachos, na região do Sertão.

No Agreste, as cidades são Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Igaci, Taquarana; Craíbas, São Sebastião, Lagoa da Canoa, Junqueiro, Feira Grande, Girau do Ponciano, Paulo Jacinto, Traipu e Campo Alegre.

Os municípios da Região Metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar, Santa Luzia do Norte, Atalaia, Marechal Deodoro, Satuba, Messias, Mar Vermelho, Rio Largo, Coqueiro Seco e Pindoba.