Acúmulo de lixo em ruas do bairro do Poço preocupa moradores da região

Autor: Alexandre Barbosa e Rafael Maynart
Fonte: http://gazetaweb.globo.com

24/04/2018 10h11

Diversas ruas do bairro do Poço, na parte baixa de Maceió, amanheceram repletas de lixo nesta segunda-feira (23), após o final de semana chuvoso que castigou a capital alagoana. A reportagem da Gazetaweb esteve no local e constatou o acúmulo de entulhos em diversos pontos.

De acordo com um dos moradores da região, Gustavo Barbosa, o acúmulo de material vem acontecendo há mais de um mês, isto porque a Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) não tem feito a retirada do lixo do local com frequência.

O mesmo morador apontou que, das vezes em que a prefeitura recolheu o lixo, no entanto, outras pessoas voltaram a depositar os resíduos nos locais e a situação tornou a se repetir. Isto porque, os moradores argumentam, o ponto de descarte da prefeitura, situado no bairro da Pajuçara, fica distante da região onde moram.

Em alguns locais, ele aponta, as ruas ficaram alagadas neste final de semana porque as galerias estavam entupidas de lixo.

"Já ligamos para todos os órgãos competentes, mas nenhuma providência é tomada. É lixo, é fedentina, baratas, escorpiões. Tudo vem daí! Sem contar que tem uma família se instalando na calçada", afirmou o morador, que disse ter flagrado um pessoa depositando lixo em local irregular na manhã desta segunda.

Segundo outros moradores da região, há épocas em que o lixo chega a um nível crítico de acumulação e ocupa toda a extensão da rua.

Os denunciantes também reclamaram da atual situação do antigo Centro Social Urbano do Santo Eduardo, que, segundo eles, tornou-se, além de um ponto sem nenhum controle do poder público, um local perigoso.

Eles informaram que. há anos, o local está abandonado, já foi depredado e invadido por algumas famílias que estão morando no interior do prédio, e há também denúncias de pessoas que estariam usando o local para ter relações sexuais e fazer uso de drogas, o que tem deixado a população apreensiva.

Por meio de nota, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) informou que já acionou as equipes de fiscalização e de operações para apurar o que ocorreu e tomar as medidas cabíveis para que a situação seja normalizada urgentemente. Em relação ao descarte irregular, o órgão reforça que a contribuição da população é fundamental para manter a cidade limpa.

O cidadão pode fazer denúncias, solicitações ou tirar dúvidas pelo 0800 082 2600.