Semarh e Prefeitura de Penedo realizam Capacitação Regional da Coleta Seletiva e Legislação dos Resíduos Sólidos


Fonte: http://penedo.al.gov.br/

09/08/2018 09h43

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - Semarh, em parceria com a Prefeitura de Penedo realizou nessa quarta-feira (8), na Casa de Aposentadoria,   a Oficina de Capacitação em Educação Ambiental para Implantação da Coleta Seletiva Municipal com a presença de representantes de cidades que integram o Consórcio  Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas - Conisul, além de funcionários públicos, secretários municipais (Paulo Freire e Alyne Costa), entre outros.

A Oficina em educação ambiental para implantação da coleta seletiva nos municípios foi ministrada pelas técnicas da Semarh, Magdally Costa e Elisangela Tavares, especialistas no tema. A capacitação teve início com o conceito de coleta seletiva, a  implantação nos municípios da região sul e as dificuldades que os municípios tem para implantar essa coleta, assim como os principais desafios relacionados a destinação de resíduos sólidos .

A coleta seletiva é um processo utilizado para o recolhimento de materiais recicláveis  separando dos resíduos orgânicos orgânico, sendo a reciclagem um ponto fundamental da coleta seletiva, importante tanto do ponto de vista econômico, já que muitas famílias sobrevivem dessa atividade e o setor industrial reutiliza muitos matérias para a fabricação de novos produtos, quanto para as questões ambientais.

De acordo com as técnicas da Semarh, os  resíduos sólidos representam tudo que é descartado pelos seres humanos, porém que podem ser reaproveitados ou reciclados, diferenciando-se dos rejeitos que não podem. Tendo a coleta seletiva aumentado em importância no estado de Alagoas, após o fechamento dos lixões, na qual os municípios pagam para destinar seus resíduos sólidos para os aterros sanitários, podendo economizar ao destinar corretamente os materiais reaproveitáveis para a reciclagem.

Durante a oficina que se estendeu ao longo do dia, os representantes dos municípios realizaram explanações sobre o conteúdo aprendido, mostrando na prática como pretendem auxiliar seus municípios na implantação da coleta seletiva. Pois não basta instalar pontos de coleta seletiva, é preciso sensibilizar os moradores a realizar a separação do próprio resíduo sólido, destinando para reciclagem os matérias reaproveitáveis.

As capacitações sobre coleta seletiva realizadas em todo estado, visam formar multiplicadores para o acompanhamento da implantação da coleta seletiva,  atuando também na sensibilização da população, fundamental em todo processo de sua implantação, mostrando para a população alagoana a importância da educação ambiental, para a melhoria na vida de todos.