Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promovem Capacitação sobre a Coleta Seletiva no Município de Coruripe

Fonte: http://www.coruripe.al.gov.br

13/08/2018 10h06

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizaram ontem (09), no auditório do Instituto Federal de Alagoas – IFAL Campus Coruripe uma capacitação com os temas: Implantação da Coleta Seletiva nos órgãos Públicos e Manejo Adequado dos Resíduos do Serviço de Saúde. O evento foi direcionado aos funcionários públicos dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (CONISUL) e aberto também a toda comunidade.

O objetivo das oficinas foi capacitar e formar multiplicadores para implantação e acompanhamento da coleta seletiva no município como também sobre a função social que a coleta exerce.

O Prefeito Joaquim Beltrão falou sobre a temática: “É muito importante debatermos as questões voltadas à preservação do meio ambiente e com isso buscarmos alternativas para destinar o nosso lixo de forma adequada e a coleta seletiva é um excelente caminho, pois além de tirar do meio ambiente materiais que iriam poluir, geram renda para a comunidade”, concluiu.

Coruripe já conta com uma associação que vem realizando o trabalho de coletiva seletiva é a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José (Ascamare) que vem gerando renda para nove famílias. Com essa conscientização estima-se que os resíduos irão para a coleta seletiva e os benefícios serão não só para a limpeza do município, mas, também para a preservação dos recursos naturais.

A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores.

Ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros. Além deles, materiais hospitalares e radioativos têm um destino diferente.

Todos os cidadãos podem colaborar com a separação dos materiais seguindo a teoria dos 3 r’s, ou seja:

• Reduzir: mudança de hábitos de consumo, reduzindo assim a proliferação de lixo.
  • Reutilizar: reutilização de materiais, como sacolas de supermercado, potes de vidro e plástico, dentre outros.
  • Reciclar: através de processos artesanais ou industriais, transformam-se materiais usados em novos produtos.